A importância de beber água e ter uma vida saudável

Em época de calor, torna-se ainda mais importante para manter o organismo hidratado.

É no verão que realmente a temperatura sobe no Brasil e em consequência, transpirar passa a ser um fenômeno natural e torna-se parte da rotina do corpo. Quando o organismo passa a liberar calor e eliminar substâncias, uma medida passa a ser essencial: tomar água. A ordem é unanime entre os especialistas da saúde, hidrate-se.


Presente em 70% do organismo, a água ajuda no transporte de nutrientes e oxigênio para as células. Além disso, também tem poder diurético (auxilia o funcionamento do rim), regula a temperatura corporal e pode desintoxicar o corpo. Tudo isso é capaz de contribuir para a perda de peso e gera uma sensação de bem-estar. Portanto, não sofra mais com indisposição, mantenha o corpo saudável e hidrate-se.


Abaixo, listamos alguns benefícios quando você começa a beber água com frequência.


Uma rotina saudável



O ideal é tomar, aproximadamente, 2,5 litros de água por dia, lembrando de sempre dividir bem, de 200ml em 200ml. Se você é atleta ou pratica atividades físicas, vale ressaltar que essa dosagem deve ser feita por um nutricionista. Também é preciso levar em conta a quantidade de água que consumimos presentes dos alimentos.


Ajuda a emagrecer


A água quando gelada, acelera o metabolismo, o que impulsiona o processo de emagrecimento. Além disso, beber de oito a dez copos do líquido por dia gera um gasto médio de 200 calorias, o que associado a hábitos alimentares saudáveis e à prática de exercícios físicos pode garantir o sucesso da dieta.



Além de emagrecer, tomar constantemente água mantém a pele bem hidratada, macia e livre de toxinas. Nutricionistas e especialistas recomendam beber água várias vezes durante o dia começando logo ao acordar tomando 1 copo de água morna ou uma xícara de chá antes de começar a se vestir e antes do café da manhã. Esse hábito estimula a motilidade do trato digestivo, combatendo a prisão de ventre e hidratando o corpo.


Transporte de nutrientes


Outro benefício do consumo da água é o transporte de nutrientes em nosso organismo. Segundo os fisiologistas, sem ela, o sangue fica mais denso e, consequentemente, menos capaz de transportar nutrientes como vitaminas e minerais para nossas células. A parte líquida do sangue, chamada de plasma, deve corresponder a 55% do sangue. Se essa proporção diminui pela falta de água, as células não recebem todos os nutrientes que deveriam.


As vitaminas C e do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, só são absorvidas pelo organismo com a presença de água. Ao contrário das vitaminas lipossolúveis, que ficam armazenadas no tecido adiposo, as vitaminas hidrossolúveis precisam ser consumidas regularmente, assim como a água, já que são eliminadas pela urina.


Previne cãibras


As cãibras aparecem quando há um desequilíbrio hidroelétrico em nossos músculos, causando uma contração involuntária da musculatura, ou seja, elas acontecem por que existe um desequilíbrio na quantidade de água de nossos músculos. Beber água regularmente ajuda manter o equilíbrio hidroelétrico e o bom funcionamento das células musculares.


Protege seu coração



Um estudo recente feito pela Loma Linda University, nos Estados Unidos, mostrou que pessoas que bebem mais de cinco copos, o que equivale em média a dois litros, de água diariamente, têm menos chances de sofrer ataques cardíacos ou outras doenças do coração do que aqueles que bebem menos do que isso, com o sangue mais diluído, flui com mais facilidade pelos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de infartos e derrames, afirmam os fisiologistas.


5 dicas para ajudá-lo a beber mais água


Se você precisa beber mais água, aqui estão algumas dicas para aumentar a ingestão de líquidos e começar a colher os benefícios citados acima:


- Tome uma bebida com cada lanche e refeição.


- Escolha bebidas que você gosta: você vai beber mais líquidos se você gostar do seu gosto.


- Coma mais frutas e vegetais. Seu alto teor de água irá complementar a sua hidratação, cerca de 20% da nossa ingestão de líquidos vem de alimentos.


- Mantenha uma garrafa de água com você em seu carro, em sua mesa, ou em sua bolsa.


- Escolha bebidas que atendam às suas necessidades individuais. Se você está cortando calorias, opte por bebidas não calóricas ou água.




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