Conheça os principais tipos de purificadores de água

Preparamos este guia para orientar você na hora de escolher o melhor purificador


Para o consumo de água potável, sabemos que não podemos contar apenas com a água que sai da torneira. Isso porque o sistema de tratamento de água de algumas cidades não é o mais eficaz, deixando passar bactérias e micro-organismos que podem transmitir doenças graves para a saúde. Além disso, ainda pode haver contaminação da água através do sistema de encanamento de sua casa, que pode estar sujo ou enferrujado.


Então a melhor escolha é apostar em um filtro para beber água de qualidade e livre de impurezas. Mas quais são os tipos de filtros que você pode comprar?


Elaboramos para você, os principais filtros e seus benefícios e funcionalidade, leia abaixo:


Filtro de barro



Genuinamente brasileiro, o filtro de barro mudou a forma do brasileiro beber água. Com a criação do filtro, a água chegou enfim dentro das casas limpa e sem contaminação. Um dos primeiros produtos criados pela indústria nacional.


Feitos de barro ou de cerâmica, os filtros funcionam por gravidade, com a água passando de um recipiente para o outro. Um ponto positivo do filtro de barro é o preço, que é acessível, porém ele não consegue eliminar completamente as bactérias.


Para sua manutenção é importante verificá-lo semanalmente. O certo é estar trocando constantemente a vela do filtro sempre que estiver suja para que ela não contamine a água.


Purificador


Acoplados à torneira ou ao encanamento. Possuem uma bomba capaz de dar pressão à água e que, combinada a outros elementos filtrantes, barram pequenas partículas.


Os purificadores irão tratar de todos os resíduos considerados impróprios para o nosso consumo e que estão contaminando a água. Os purificadores possuem filtros com sistema de purificação para as seguintes funções:


- Retirada de sólidos suspensos: como argila, areia, algas e outras impurezas;

- Retenção de contaminantes microbiológicos: bactérias, vírus, cistos;

- Retenção de elementos químicos: como o cloro e a geosmina, removendo sabores e odores.


Sua grande vantagem é sua longa durabilidade, porém é necessário fazer a manutenção do elemento filtrante. Normalmente, o período de troca do refil é de 6 a 8 meses. Mas pode variar dependendo do nível de impureza da água na sua região bem como a frequência com que o purificador é usado. Quanto maior o nível de impureza da água da sua região e por mais pessoas for utilizado, mais rápida será necessária a troca do filtro.


Purificador com Ozônio


Os ozonizadores purificam a água com o gás ozônio, e este é um ótimo método. O ozônio é um potente antisséptico.


O purificador com ozônio capta o ar do ambiente, transporta até o reservatório de água e através da reação química transforma o oxigênio em ozônio. O gás, por sua vez, tem alto poder germicida e oxidante.


Veja alguns dos benefícios de consumir água ozonizada:


- Eliminação de vírus e bactérias mais de 3 mil vezes mais rápido que o cloro;

- Ótimo para ser utilizado na limpeza e purificação de alimentos, eliminando os agrotóxicos e bactérias de frutas, legumes e verduras, uma vez que é mais rápido e menos nocivo que o cloro;

- Tem propriedades antivirais e é efetiva no combate a vírus em baixa concentração;

- Auxilia no metabolismo, respiração, circulação, digestão, entre outras funções básicas do organismo;

- Ajuda a purificar o sangue, livrando-o de impurezas, bactérias e vírus;

- Contribui com a destruição de células tumorais por estimular a formação de citrulina e fagócitos.


O ozônio também pode ter papel importante na oxigenação do organismo. Isso porque depois de eliminar impurezas, ele libera uma de suas moléculas e volta ao estado de oxigênio.


Além de tudo é considerado seguro porque, ao contrário do cloro, não produz substâncias químicas que, uma vez presente no nosso organismo, podem provocar reações indesejadas. Por isso, ele pode perfeitamente substituir o cloro no tratamento da água para consumo humano.


Países como Estados Unidos, França, Alemanha, Suíça e Holanda utilizam o ozônio na água da rede pública há quase 100 anos.


Filtro de Pressão/Torneira


Essas peças são perfeitas para quem deseja um sistema de filtragem eficaz, sem ocupar muito espaço e que tenha um design moderno, elegante e que não destoe dos demais acessórios da cozinha.


Esse tipo de filtro é instalado na torneira ou na parede. Tem preço mais acessível quando comparado com os purificadores de água.


A filtração tem que ocorrer naturalmente. Quando se abre o registro, a pressão da água acab