top of page

Conheça os principais tipos de purificadores de água

Preparamos este guia para orientar você na hora de escolher o melhor purificador


Para o consumo de água potável, sabemos que não podemos contar apenas com a água que sai da torneira. Isso porque o sistema de tratamento de água de algumas cidades não é o mais eficaz, deixando passar bactérias e micro-organismos que podem transmitir doenças graves para a saúde. Além disso, ainda pode haver contaminação da água através do sistema de encanamento de sua casa, que pode estar sujo ou enferrujado.


Então a melhor escolha é apostar em um filtro para beber água de qualidade e livre de impurezas. Mas quais são os tipos de filtros que você pode comprar?


Elaboramos para você, os principais filtros e seus benefícios e funcionalidade, leia abaixo:


Filtro de barro



Genuinamente brasileiro, o filtro de barro mudou a forma do brasileiro beber água. Com a criação do filtro, a água chegou enfim dentro das casas limpa e sem contaminação. Um dos primeiros produtos criados pela indústria nacional.


Feitos de barro ou de cerâmica, os filtros funcionam por gravidade, com a água passando de um recipiente para o outro. Um ponto positivo do filtro de barro é o preço, que é acessível, porém ele não consegue eliminar completamente as bactérias.


Para sua manutenção é importante verificá-lo semanalmente. O certo é estar trocando constantemente a vela do filtro sempre que estiver suja para que ela não contamine a água.


Purificador


Acoplados à torneira ou ao encanamento. Possuem uma bomba capaz de dar pressão à água e que, combinada a outros elementos filtrantes, barram pequenas partículas.


Os purificadores irão tratar de todos os resíduos considerados impróprios para o nosso consumo e que estão contaminando a água. Os purificadores possuem filtros com sistema de purificação para as seguintes funções:


- Retirada de sólidos suspensos: como argila, areia, algas e outras impurezas;

- Retenção de contaminantes microbiológicos: bactérias, vírus, cistos;

- Retenção de elementos químicos: como o cloro e a geosmina, removendo sabores e odores.


Sua grande vantagem é sua longa durabilidade, porém é necessário fazer a manutenção do elemento filtrante. Normalmente, o período de troca do refil é de 6 a 8 meses. Mas pode variar dependendo do nível de impureza da água na sua região bem como a frequência com que o purificador é usado. Quanto maior o nível de impureza da água da sua região e por mais pessoas for utilizado, mais rápida será necessária a troca do filtro.


Purificador com Ozônio


Os ozonizadores purificam a água com o gás ozônio, e este é um ótimo método. O ozônio é um potente antisséptico.


O purificador com ozônio capta o ar do ambiente, transporta até o reservatório de água e através da reação química transforma o oxigênio em ozônio. O gás, por sua vez, tem alto poder germicida e oxidante.


Veja alguns dos benefícios de consumir água ozonizada:


- Eliminação de vírus e bactérias mais de 3 mil vezes mais rápido que o cloro;

- Ótimo para ser utilizado na limpeza e purificação de alimentos, eliminando os agrotóxicos e bactérias de frutas, legumes e verduras, uma vez que é mais rápido e menos nocivo que o cloro;

- Tem propriedades antivirais e é efetiva no combate a vírus em baixa concentração;

- Auxilia no metabolismo, respiração, circulação, digestão, entre outras funções básicas do organismo;

- Ajuda a purificar o sangue, livrando-o de impurezas, bactérias e vírus;

- Contribui com a destruição de células tumorais por estimular a formação de citrulina e fagócitos.


O ozônio também pode ter papel importante na oxigenação do organismo. Isso porque depois de eliminar impurezas, ele libera uma de suas moléculas e volta ao estado de oxigênio.


Além de tudo é considerado seguro porque, ao contrário do cloro, não produz substâncias químicas que, uma vez presente no nosso organismo, podem provocar reações indesejadas. Por isso, ele pode perfeitamente substituir o cloro no tratamento da água para consumo humano.


Países como Estados Unidos, França, Alemanha, Suíça e Holanda utilizam o ozônio na água da rede pública há quase 100 anos.


Filtro de Pressão/Torneira


Essas peças são perfeitas para quem deseja um sistema de filtragem eficaz, sem ocupar muito espaço e que tenha um design moderno, elegante e que não destoe dos demais acessórios da cozinha.


Esse tipo de filtro é instalado na torneira ou na parede. Tem preço mais acessível quando comparado com os purificadores de água.


A filtração tem que ocorrer naturalmente. Quando se abre o registro, a pressão da água acaba empurrando as sujidades para a frente, que, eventualmente, acabam passando e contaminando a água. O filtro de água de torneira possui um sistema de filtragem, geralmente, feito com o uso de carvão ativado.


A chamada vela de filtragem é composta por um elemento cilíndrico e poroso capaz de absorver todas as impurezas presentes em estado líquido, sólido ou gasoso. Ao passar por esse filtro de carvão ativado, a água passa por um processo químico (íons ativados) que realiza a sua purificação livrando-a de:


- Impurezas sólidas;

- Agentes que podem causar odor;

- Agentes que podem causar coloração (água amarelada ou turva);

- Agentes que pode causar sabor;

- Reduz a quantidade de cloro.


Ou seja, quando usamos um filtro de torneira, a água passa pelo filtro/vela de carvão ativado, que elimina todas as impurezas presentes e purifica o líquido. Assim, a água torna-se apta para consumo. Prático, rápido e seguro.


Filtro Central


Com a função de filtrar toda a água da casa, o filtro central de água também é conhecido como filtro de entrada, por ser instalado principalmente na entrada hidráulica, na área externa, tornou-se um equipamento indispensável para se obter água saudável, potável ou utilizável em qualquer tipo de instalação, pois pode ser utilizado em indústrias, comércios, condomínios, residências, escolas, hospitais, padarias, etc.


Instalados na entrada da rede de abastecimento de água, evitando que toda a sujeira (ferrugem, sedimentos, barro, areia, etc.) e outras partículas sólidas ou contaminantes entrem em sua caixa d'água e reservatórios, e passem por toda a tubulação e equipamentos que utilizam água.


Seus benefícios são: conservar a caixa d’água limpa, proteger as máquinas (equipamentos da casa que utilizam água), não deixar entupir o chuveiro, entre outros.



Vale lembrar que nesta matéria não estamos considerando as marcas de filtros, apenas os tipos e modelos que podem ser encontrados no mercado.


Boa escolha!




1.030 visualizações0 comentário
Purizon_Max_2020_1080_1080.jpg
Selo-de-qualidade.png

Adiquira agora o seu

Purificador Purizon!

!
Widget Didn’t Load
Check your internet and refresh this page.
If that doesn’t work, contact us.
bottom of page