Rio de Janeiro, praias, sol e água suja!

Atualizado: 21 de Jan de 2020

Problema no abastecimento de água já se propaga há mais de 10 dias.



Há cerca de 10 dias, quem mora no Rio de Janeiro têm notado a água chegando em suas residências e comércios com aparência, gosto e cheiro “estranhos”. A cor escura, similar à tonalidade de lama, e o gosto terroso causaram temor nas pessoas ao utilizar o líquido para beber ou cozinhar. Por sua vez, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) diz que o fato está ocorrendo por conta da presença de uma substância produzida por algas, mas que não traz qualquer risco à saúde.


O Início

Por conta de diferentes características encontradas na água, começaram a aparecer reclamações contra a Cedae, e hoje se concentra em mais de 20 bairros das Zonas Norte e Oeste.


Amostras em análises constataram a detecção da presença de uma substância orgânica denominada de Geosmina, produzida por algas. Em nota oficial, a Cedae declarou que a Geosmina não representa nenhum risco à saúde.


O que fazer?


Apesar da concessionária continuar a afirmar que a água está própria para o consumo humano, o Procon recomenda aos consumidores a comprar água mineral para beber ou cozinhar.


Quanto ao uso de purificadores de água, especialistas afirmam que só são eficazes os que possuem 5 níveis de filtragem, possuindo uma alta eficiência na remoção do gosto, cheiro e a cor desagradável da água.


O que diz a Saúde Pública?


A coordenadora do Laboratório Municipal de Saúde Pública (Lasp), Roberta Ribeiro, orienta consumidores que estejam recebendo água barrenta da Cedae a descartar qualquer tipo de uso. O resultado da análise das amostras em vários pontos da cidade ainda não foi divulgado até a data do fechamento desta matéria. Moradores de bairros das zonas Sul, Norte e Oeste do Rio relataram passar mal, com diarreia e vômito, após consumir água turva e com cheiro forte.


— “Essa água nem para banho nem para fazer comida é recomendável. Não bebam a água. Também recomendo à população a não se automedicar”.







Fonte da Informação: O Globo


#águasujanuncamais #saúde

#águalimpa #ficaadica #purificadoresdeágua #purizon

39 visualizações0 comentário
Purizon_Max_2020_1080_1080.jpg
Selo-de-qualidade.png

Adiquira agora o seu

Purificador Purizon!