Inmetro: saiba como é feito os testes nos seu Purificador de Água.
Atualizado: 28 de ago. de 2020
Você sabe se o seu purificador de água é aprovado pelo Inmetro?
Será que é importante verificar esse selo antes de comprar esse tipo de produto? No post de hoje iremos mostrar como o órgão mais importante de avaliação e conformidade do Brasil avalia os purificadores de água.
O Inmetro (Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) é uma agência executiva do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), essa agência fiscaliza a qualidade dos produtos certificados e regulamentados disponíveis no mercado de consumo.
Compete somente a ele dizer que o produto pode usar o selo de qualidade e ser vendido em todo Brasil — garantindo a saúde e a segurança de todos os consumidores.
Afinal, o que é o teste Inmetro Purificador de Água?
O Inmetro segue alguns quesitos de qualidade que identificam se as empresas de purificadores estão cumprindo.
Caso a empresa cumpra, então ela está autorizada a fazer a comercialização do aparelho e ganha o selo para ser reconhecido pela qualidade.
Como funciona o Inmetro?
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) utiliza a NBR (Norma Técnica Brasileira) que estabelece alguns quesitos básicos e métodos de ensaio para que os purificadores forneçam água potável.
Existe uma norma que serve para testar a qualidade dos purificadores de água: a NRB (Norma Técnica Brasileira) 14908:2004.
Dessa forma, os purificadores que estiverem seguindo essa norma podem ser vendidos no país inteiro com o selo Inmetro.
Como é feito o teste?
Para garantir 100% de qualidade, é necessário realizar 3 tipos de testes.
São eles:
Teste de eficiência de Retenção de Partículas; Teste de eficiência de Redução de Cloro Livre; Teste de eficiência Bacteriológica.
Na sequência, iremos explicar cada etapa a ser testada.
Teste de eficiência de Retenção de Partículas
O teste de eficiência de Retenção de Partículas determina o tamanho da partícula sólida que é o aparelho pode filtrar.
Para medir, utiliza-se a medida em microns (milésimo de milimetro). Portanto, se o filtro possui uma capacidade maior de filtragem, então o tamanho da partícula é menor.
Existe uma escala que classifica a retenção de partícula, de A a F. As primeiras letras classificam os melhores purificadores, enquanto as últimas identificam os piores aparelhos.
Teste de eficiência de Redução de Cloro Livre
Esse teste determina se o purificador possui eficácia na retirada de cloro da água. Existem apenas duas classificações.
São elas:
- Com redução de Cloro Livre; - Não se aplica.
Teste de eficiência Bacteriológica.
Esse teste identifica se o aparelho é eficiente na eliminação de bactérias. E também possui apenas duas classificações:
- Aprovado.
- Não se aplica.
Agora já sabe como é feito o Teste Inmetro Purificador de Água e conheceu um pouco mais da qualidade dos Purificadores Purizon, aproveite nossa promoção de Frete Grátis para todo o brasil e clique aqui para adquirir o purificador de água mais completo do Brasil.
#águapura #saúde #águalimpa #purificadores #filtros #purificadoresdeágua #ozônio #alcalino #ph #águapotavel #potavell #águasujanuncamais #pensoufiltros #purizon #coronavirus #fakenews #águagelada #sustentabilidade #reciclagem #salveoplaneta
Comments