Primeiro Geosmina, agora detergente!

Além de gosto de terra, água que abastece o Rio agora tem detersivo, a estatal decidiu suspender a captação após detectar a substância

Foto: Internet - Globo

Ainda em torno do problema da qualidade da água no Estado do Rio d Janeiro, a CEDAE (Companhia Estadual de Água e Esgoto do Rio de Janeiro) informou nesta semana (segunda-feira dia 03) que suspenderá a operação do sistema que abastece a capital devido à presença da substância encontrada no rio Guandu.


Em nota oficial à imprensa, a CEDAE diz que a substância foi arrastada pelas fortes chuvas já registrada na região metropolitana.


“Para garantir a segurança hídrica das regiões atendidas pelo sistema Guandu, a diretoria se Saneamento e Grande decidiu fechar as comportas da entrada do canal principal da estação. ” Diz a nota.


Guandu é responsável pelo abastecimento da grande parte da região metropolitana do Rio de Janeiro, abastecendo cerca de nove milhões de pessoas em oito cidades.


Em entrevistas, o governador do Rio de Janeiro Witzel vem repetindo que a água não está imprópria para consumo, apesar do forte cheio de terra.


Especialistas apontam que o surgimento da geosmina está diretamente relacionado ao excesso de esgoto na água do rio Guandu, que é alimentado pelo rio Paraíba e atravessa áreas urbanas e industriais.


Em nota, a CEDAE também informou que técnicos estão monitorando a capacitação de água até a concentração de detergente não representar mais riscos no funcionamento da estação. Porém não foi informado o prazo para estabelecer o processo.


Relembre a crise da água


Este não foi o primeiro problema com qualidade da água este ano. Desde o começo de janeiro, moradores do Rio de Janeiro têm reclamado do cheiro e gosto da água que chega às torneiras. O problema foi atribuído à presença da geosmina, liberada por microalgas que em contato com microrganismos alteram a aparência, gosto e cheiro da água.


Para garantir a qualidade da água que consumimos, podemos optar em ter em casa ou no trabalho, purificadores de água modernos e completos, com ozônio, alcalino e efeito bactericida, para saber mais sobre os purificadores Purizon, clique aqui.





#águasujanuncamais #saúde

#águalimpa #ficaadica #purificadorespurizon

#purizon #filtrosdeágua

14 visualizações0 comentário
Purizon_Max_2020_1080_1080.jpg
Selo-de-qualidade.png

Adiquira agora o seu

Purificador Purizon!